17 de mar. de 2012

Mudanças no formato dos endereços de Blogs no Blogger

Conforme a equipe do Blogger havia anunciado em Janeiro/2012, agora as URLs dos Blogs terão um acréscimo da extensão  referente ao país de origem daquele conteúdo. Isso significa que os endereços de blogs do Blogger de brasileiros agora são http://NOMEdoBLOG.blogspot.com.br. Essa é uma mudança automática feita por redirecionamento programado direto na estrutura do Blogger. É inevitável e afeta a todos.
 Se você usa o endereço padrão do Blogger, o redirecionamento de seu endereço já está sendo feito, aparecendo agora o final .br para toda a estrutura de URLs do seu Blog. Você não precisa fazer nada para isso e não há como reverter essa mudança.

Questões de SEO

Não será preciso mudar o sitemap do seu blog no Webmaster Tools da Google e nem avisar o Google da mudança de endereço. O próprio sistema do Blogger se encarregará de solucionar possíveis problemas e não há risco de conteúdo duplicado, já que os dois endereços continuam valendo.
Esse é um procedimento de redirecionamento, o que significa que o endereço antigo funciona e as pessoas podem acessar seu Blog sem o .br no final.
Isso não afeta quem tem domínio próprio, quem não usa o endereço gratuito do Blogger.
Aparentemente não haverá perda de links que apontam para o blog e também não afetará o PageRank dos Blogs, mantendo-se a indexação atual dos conteúdos no Google. Algumas pessoas já viram que o PR zerou, mas deve voltar ao normal na próxima atualização.

Possíveis problemas

Mas é bom continuar monitorando especialmente os links. A dúvida fica em saber qual endereço devemos divulgar agora. Penso que o melhor é não mudar, divulgando e gerando links para o endereço padrão, já que estruturalmente nada mudou.
Alguns usuários já perceberam problemas com sistemas de comentários do Facebook que está incorporado ao Blog e até perda de cliques nos botões de redes sociais. Uma vez que tais códigos rastreiam os links, se a URL mudou significa que o endereço mudou e pode acabar considerando uma contagem menor. Não vi acontecer, mas pode significar perda de seguidores. Os seguidores continuarão lá, só não vão aparecer para o novo endereço.
A meu ver essa mudança não afeta muito, mas pode ser um problema no futuro caso o Blogger não faça o redirecionamento direito. Vamos esperar a manifestação oficial do Blogger para saber como agir de agora pra frente. A verdade é que não dá pra ter certeza de todos os problemas ainda.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu Comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de Contato

Espero que tenha gostado do Blog e que volte sempre!